Em meio a muito agito, esse profissional viabiliza a realização de espetáculos e eventos artísticos.
Montar uma peça de teatro, uma apresentação de dança, um show musical, uma exposição de artes plásticas é uma tarefa exaustiva que envolve estratégia, logística, ações de marketing, planejamento financeiro e visão cultural. O profissional que reúne todas estas competências é o produtor, figura-chave na materialização das criações artísticas. Trabalhando nos bastidores, ele viabiliza recursos, produz e divulga eventos culturais.
A denominação de produtor abarca, na prática, diversas funções. No teatro, sempre se deu este nome ao investidor que bancava os custos da montagem de uma peça. Essa figura, no entanto, praticamente desapareceu, e hoje muitos artistas cuidam pessoalmente da busca de patrocínio. Nos espetáculos teatrais há também o produtor executivo, que trabalha durante a montagem dos espetáculos e cuida desde a compra de materiais para cenários até a hospedagem de atores e técnicos durante temporadas, controlando ainda o cronograma dos trabalhos. As grandes produções, tanto de teatro como de música ou artes plásticas, contam com um diretor de produção, que administra a verba disponível e determina como o produtor executivo irá gastá-la.
A captação de recursos é outra atribuição desse profissional, que participa da formatação dos projetos e até discute com os artistas a concepção dos espetáculos. Cuida também de sua qualificação nas leis de incentivo fiscal e busca de patrocinadores.
Muitos produtores realizam todas estas funções em um mesmo evento ou espetáculo e mantêm contato constante com artistas, técnicos, empresários, autoridades governamentais. Por isto, esse profissional deve ser ágil, ter boa formação cultural, bons relacionamentos e capacidade de lidar com imprevistos.
Mercado
Estável. Mesmo com as atuais leis de incentivo fiscal, é bastante difícil no Brasil conseguir verbas para produções culturais. Por outro lado, há carência de profissionais qualificados que exerçam a função de produtor em todas as áreas de eventos e espetáculos culturais.
Opções de trabalho
• Atuar como produtor de grupos teatrais, companhias de dança, conjuntos musicais.
• Estabelecer-se como autônomo.
• Trabalhar em produtoras ou montar a própria empresa nesse ramo.
Remuneração
Salário médio inicial: produtor executivo de teatro, de R$ 3.000,00 a R$ 4.000,00; captador de recursos, 8 a 10% , em média, do orçamento de cada projeto.
Fonte:http://www.coladaweb.com/guia-de-profissoes/produtor-cultural