A atriz carioca Débora Almeida, que integrou durante nove anos a Cia. dos Comuns, composta por artistas negros, do Rio de Janeiro, apresenta, pela primeira vez em Salvador, o espetáculo solo Sete Ventos. A montagem, que fica em cartaz no Cabaré dos Novos, Teatro Vila Velha, sábado e domingo, às 17 horas, se inspira no mito de Iansã, orixá do culto afro-brasileiro, para levar ao palco as vozes de mulheres negras.
Fruto de pesquisa engajada com mulheres, o espetáculo discute, entre outros assuntos, a construção da identidade, preconceito e contradições do cotidiano do negro brasileiro.
Débora Almeida, que além de atuar assina o texto e a direção do solo, afirma que o espetáculo baseia-se nos depoimentos de mulheres negras e em observações cotidianas delas sobre o universo feminino.
“É uma ficção. Não é a transposição fiel do que as mulheres pesquisadas dizem. A trama traz a história da personagem Bárbara, uma escritora negra, filha de Iansã, que junto ao público conta e revive as histórias das mulheres que influenciaram a sua vida”, afirma a intérprete.
|Serviço|
O quê: Sete Ventos
Quando: sábado e domingo, às 17 horas
Onde: Cabaré dos Novos, Teatro Vila Velha, no Passeio Público (Campo Grande)
Quanto: entrada franca (senha na bilheteria do teatro 1h antes)
Mais informações: 3083-4607