Curso Técnico em Gestão de Projetos Culturais
Objetivo:
Formar profissionais capacitados para atuarem no campo da Produção Cultural, em suas diversas áreas, atendendo, de forma crítica e consciente, às demandas da sociedade e da Indústria Cultural no país.
A formação acadêmica do curso visa, ainda, a estimular a percepção da dinâmica que se manifesta em vários campos da cultura, não apenas em suas áreas hegemônicas e consagradas, mas também numa perspectiva de atenção a novos campos de atuação ligados a modos e produções emergentes na sociedade contemporânea.
Duração do curso:
2 (dois) anos
Titulação:
Técnico em gestão de projetos culturais
O que faz o profissional:
Deverá, a partir de uma capacitação crítica, dirigir-se à produção e à organização de eventos e produtos artísticos, lidando com todas as etapas implicadas neste processo, a saber: pesquisa, promoção, captação de recursos e difusão de qualquer evento ou produto de interesse cultural.
Na linha executiva, o Produtor Cultural cuidará da interface entre a criação artística e a gerência administrativa na produção de filmes, discos, CDs, telenovelas, obras literárias e teatrais que venham a surgir nesses setores da indústria cultural.
O Produtor Cultural poderá atuar também na área de planejamento e gerência cultural, estabelecendo metas e estratégias para o fomento e promoção da cultura, tanto no nível de instituições públicas como privadas.
Além do planejamento, este profissional deverá estar apto a incorporar em seu trabalho uma reflexão crítica acerca da produção da cultura no país, estimulando e contribuindo para a promoção de novos mercados e potencialidades criativas e expressivas no cenário cultural brasileiro.
Onde atua:
Em Centros Culturais, Fundações, Institutos, Universidades, Empresas, Organizações Não Governamentais (ONGs), Escolas, Museus, Prefeituras, Secretarias de Cultura, Indústrias Cinematográfica e Fonográfica, Televisão, Rádio, Empresas Particulares, Escritórios de Direitos Autorais.
Produção Cultural
O que é
O produtor cultural desenvolve e executa produtos e projetos culturais, como peças, filmes, shows, exposições. Ele participa de todas as etapas da realização, desde a captação de recursos até a apresentação final.
Áreas de atuação
No setor público, o profissional participa da elaboração da política cultural do governo. Desenvolve e aprova ações em centros culturais e museus, além de eventos artísticos e programas de preservação do patrimônio cultural. Na iniciativa privada, coordena os projetos culturais, analisando pedidos de patrocínio e escolhendo projetos que se harmonizem com o perfil e a imagem da empresa. Como produtor executivo, o profissional se ocupa de toda a logística de espetáculos, filmes, peças, gravações, programas de rádio e tevê, administrando orçamento, prazos, locações e mão de obra.
Mercado de trabalho
Existem poucas escolas formando profissionais, e não existe a obrigatoriedade do diploma para atuar na área, mas o mercado é promissor. As principais oportunidades estão no setor privado. Empresas que investem em projetos culturais, emissoras de tevê, produtoras de filmes e música e assessorias de produção de eventos são os maiores empregadores. ONGs oferecem trabalho temporário em projetos sociais. Fundações e secretarias de cultura do governo também oferecem vagas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário