quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

CULT divulga programação das manhãs do VII Enecult

CULT divulga programação das manhãs do VII EnecultPublicação: 17/02/11 | 11H02 - Última Atualização: 17/02/11 | 11H02



A programação das manhãs do VII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult), que ocorre nos dias 3, 4 e 5 de agosto de 2011, no auditório da reitoria da Universidade Federal da Bahia, já está fechada. O espanhol Arturo Rodríguez Morató e o colombiano German Rey serão os dois palestrantes principais do evento. Nas mesas-redondas serão discutidas as relações entre cultura e arte e cultura e política na América Latina (veja abaixo).



Morató é doutor em Sociologia e licenciado em Ciências Econômicas pela Universidade Autónoma de Barcelona. Atualmente é professor titular de Sociologia na Universidade de Barcelona. Em sua vasta produção acadêmica destaca-se o livro La sociedad de la cultura (Editora Ariel). German Rey é psicólogo pela Universidade Nacional da Colômbia, professor universitário e ex-ombudsman do jornal El Tiempo, de Bogotá. Publicou o livro Os exercícios do ver (ed. Senac São Paulo), com Jesús Martín-Barbero, um dos maiores teóricos da comunicação na América Latina. Rey também trabalhou como assessor do Ministério da Cultura da Colômbia.



Assim como nas edições anteriores, o VII Enecult continua com a sua proposta de promover o diálogo dos pesquisadores brasileiros com os da América Latina e da Ibero-américa. Durante as tardes do evento, no Pavilhão de Aulas 3 (PAF3), em Ondina, ocorrerão as apresentações de cerca de 400 trabalhos de pesquisadores vindos de todo o Brasil. A submissão dos textos, propostas de mesas coordenadas e apresentações/intervenções artísticas deverão ser realizadas através do site www.enecult.ufba.br de 1º a 31 de março de 2011.



O Enecult é realizado pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), ligado à Faculdade de Comunicação e ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), da UFBA.


Programação do VII Enecult


3 de agosto de 2011

08h – Credenciamento

09h – Mesa de abertura do VII ENECULT

10h – Palestra I – Cultura e contemporaneidade

Arturo Rodríguez Morató (Espanha)

14h às 16h – Apresentação de trabalhos

16h – Intervalo

16h30 às 18h30 – Apresentação de trabalhos

19h às 21h – Apresentações artísticas




4 de agosto de 2011

09h – Palestra II: ”Las políticas culturales como políticas de los sentidos: imágenes, lecturas y cultura digital”. - German Rey (Colômbia)

10h – Mesa-redonda I: Cultura e arte

Paulo Lima (Brasil)

Suely Rolnik (Brasil)

Cristina Costa (Brasil)

14h às 16h – Apresentação de trabalhos

16h – Intervalo

16h30 às 18h30 – Apresentação de trabalhos

19h às 21h – Apresentações artísticas




5 de agosto de 2011

9h – Mesa-redonda II: Cultura e política na América Latina

Evelina Dagnino (Brasil)

Victor Vich (Peru)

Gonzalo Carámbula (Uruguai)

Marea Rivera (Porto Rico)

14h às 16h – Apresentação de trabalhos

16h – Intervalo

16h30 às 18h30 – Apresentação de trabalhos

20h – Festa de confraternização e lançamento de livros

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Projeto oferece 375 vagas para cursos de qualificação profissional gratuitos


O Projeto Na Trilha da Cidadania, promovido pela Associação Fábrica Cultural, abre inscrições para a nova temporada de cursos de qualificação profissional gratuitos voltados para jovens de 16 a 24 anos. As inscrições para os cursos de Criações em Costura, Design Gráfico, Estamparia Manutenção de Micro e Redes e Produção Cultural ocorrerão nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro no prédio anexo da Igreja Nossa Senhora da Penha, (Praça Pe. Francisco Dórea n° 2 – final de linha da Ribeira), das 08:00 às 12:00h e das 14:00 às 17h.


Os documentos necessários para matrícula são: CPF, carteira de identidade, comprovante de freqüência escolar, comprovante de residência e 2 fotos 3×4. Para participar, é preciso que o jovem esteja matriculado e freqüentando escola pública, no ensino fundamental ou médio, ser oriundo de família cuja renda mensal por pessoa não ultrapasse meio salário mínimo e que não esteja participando de outro programa governamental para juventude através do qual receba auxílio financeiro. Para obter maiores informações entrar em contato através dos telefones 3316-1644.

O Projeto Na Trilha da Cidadania objetiva promover a inclusão sócio-produtiva de jovens de 16 a 24 anos através de ações integradas para formação e qualificação profissional em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza – SEDES. Serão selecionados cerca de 370 jovens que receberão uma bolsa auxílio como ajuda de custo.

A Associação Fábrica Cultural é uma Organização Não Governamental (ONG) que atua no bairro da Ribeira, em Salvador. Presidida pela cantora Margareth Menezes, foi criada em 29 de março de 2004 e tem como missão contribuir para a transformação social de crianças, jovens e adultos da Península de Itapagipe, através do reconhecimento cultural e valorização da sua identidade simbólica.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Especialização em Gestão Cultural

Especialização em Gestão Cultural
PROGRAMA
O programa do curso está estruturado a partir do desenvolvimento de competências que conduzam à formação de um cidadão consciente do mundo à sua volta: um sujeito capaz de gerir sua vida profissional e, ao mesmo tempo, consciente de seu papel de cidadão na sociedade. Entende-se competência como a capacidade pessoal de articular saberes (saber fazer, saber ser e saber conviver) inerentes a situações concretas de trabalho. Os conteúdos são apresentados de forma significativa e atualizada, vistos como recursos, e não como finalidade da educação, assimilados pelos alunos de forma crítica e dinâmica e mobilizados para a solução de problemas.

 Organização da Cultura
 Gestão de Projetos Culturais
 Gestão e Marketing Cultural
 Gestão de Equipamentos Culturais
 Painel Cultural Contemporâneo
ORGANIZAÇÃO DA CULTURA
 O cenário da cultura no Brasil e a globalização
 Da ideia à ação: o que é um projeto cultural
 Associação de amigos e outras modalidades
 Políticas culturais
Projeto integrador: elaborar estrutura de projeto cultural.
GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS
 Análise de viabilidade
 Abertura de firma
 Plano de negócios
 Elaboração das etapas do projeto
 Planejamento administrativo
 Legislação e direito autoral
 Prestação de contas
Projeto integrador: elaborar plano de negócios contendo definição de missão e análise de viabilidade.
GESTÃO E MARKETING CULTURAL
 Marketing e Comunicação
 Intercâmbio e parcerias
 Montagem de orçamento
 Articulação das etapas do projeto
 Técnicas de venda
Projeto Integrador: apresentar projeto elaborado com articulação das etapas e orçamento.
GESTÃO DE EQUIPAMENTOS CULTURAIS
 Gerenciamento financeiro
 Perfil de atuação e posicionamento
 Ações educativas
Projeto integrador: finalizar elaboração de projeto cultural, formatando e utilizando adequadamente incentivos fiscais – federal, estaduais e municipais – pertinentes à sua viabilização.
PAINEL CULTURAL CONTEMPORÂNEO
 Gestão contemporânea da cultura ibero-americana e do Mercosul
 Cultura e transformação social
 Cultura e comunicação
Projeto integrador: Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) – apresentar projeto para a banca examinadora, utilizando técnica de pitching.
Especialistas colaboradores:
 Dennis Hanson, doutorando em Computação de Alto Desempenho no programa interdisciplinar da Engenharia Civil do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ); mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF); formado em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e em Artes pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV-RJ);
 Kitta Eitler, mestre em Ciência da Arte pela UFF e especialista em Educação a Distância pelo Senac Rio;
 Eva Doris Rozental, graduação em Ciências Econômicas pela PUC-Rio; mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela UFRJ, com grande experiência na gerência de projetos culturais;
 Isabel Azevedo, mestre em Ciência da Literatura/Semiologia – Análise do Discurso pela Faculdade de Letras da UFRJ. Bacharel em Letras: Português-Literaturas pela mesma faculdade. Licenciada em Letras: Português-Literaturas pela mesma faculdade;
 Rosane Carvalho, museóloga e relações públicas, professora da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com doutorado em Ciência da Informação e especialização nos Estados Unidos em Marketing e Relações Públicas na área cultural;
 Maurício Neves, contador e administrador de empresas, formado pela UFRJ, com mestrado em Contabilidade e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro.

Especialização em Gestão Cultural
METODOLOGIA
O curso de pós-graduação em Gestão Cultural lato sensu será realizado na modalidade de educação a distância, contendo três momentos presenciais.

O primeiro momento corresponde à aula inaugural, o segundo, à aplicação de uma prova presencial, e o terceiro momento configura-se na apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A avaliação final presencial e a apresentação do TCC atendem às exigências da Legislação Educacional Brasileira, em vigor: "Os cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos a distância deverão incluir, necessariamente, provas presenciais e defesa presencial de monografia ou trabalho de conclusão de curso". (artigo 6º, parágrafo único, Resolução CNE/CES nº 1, de 2001).


O ambiente virtual de aprendizagem (LMS) para a troca de informações nos fóruns, chats, além do envio das tarefas, promove a interação entre tutor/participante e participante/participantes.


A Rede Pós-EAD Senac oferece um Sistema de Tutoria completo, com atendimento personalizado, o que garante um excelente desenvolvimento do processo de aprendizagem.


São dois os agentes desse sistema de tutoria: o tutor-especialista, que acompanha os participantes no desenvolvimento de cada um dos módulos e é, portanto, o responsável pelo atendimento direto ao participante durante o desenvolvimento dos módulos do curso; e o coordenador do curso, que orienta o tutor e os participantes, com o objetivo de garantir a eficácia do processo de aprendizagem. Os participantes contam com o suporte técnico para esclarecimento das dúvidas relativas aos recursos tecnológicos, além de oferecer uma linha 0800, para dirimir dúvidas com relação ao conteúdo, à metodologia, à entrega de trabalhos, assim como manter contato com o coordenador do curso. Outros recursos, como e-mail, telefone e fax, também facilitam a comunicação.
Especialização em Gestão Cultural
RECURSOS DIDÁTICOS
O ambiente virtual de aprendizagem é o meio pelo qual o aluno estabelece uma comunicação produtiva com seus colegas de turma e com os seus tutores. É também no ambiente virtual de aprendizagem que o tutor acompanha a participação do aluno, transmite o que observa da sua aprendizagem, recebe e avalia os seus trabalhos, estabelece as datas para a realização das atividades e acrescenta novas informações, novos conteúdos ou atividades complementares.


As ferramentas tecnológicas que formarão a plataforma de estudos são: ferramentas do ambiente administrativo (agenda, mural de recados, midiateca, biblioteca virtual, sistema administrativo) e ferramentas de interação (chat, fórum, sala de tutoria, lista de discussão, e-mail). O curso conta com uma oferta diversificada de recursos didáticos por meio de CD-ROMs com textos, vídeos e imagens, digitalizados, transpostos pedagogicamente – utilizados de forma complementar, adequada e articulada, o que permite uma pluralidade de abordagens e possibilita graus diferentes de aprofundamento no estudo dos conteúdos.
Especialização em Gestão Cultural
CARGA HORÁRIA
O curso tem duração prevista de 360 horas, no período de 13 meses, calculadas para o estudo de todas as unidades, a realização das atividades propostas, a participação no encontro inaugural, na avaliação parcial e para a orientação e apresentação do TCC.
Especialização em Gestão Cultural
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
O sistema de avaliação da Rede Pós-EAD Senac contempla três momentos distintos: formativo, parcial e final.


A avaliação formativa ocorre durante todo o processo, levando em consideração o uso dos multimeios disponíveis no curso como fonte para a elaboração das atividades e a demonstração de interesse e cooperação, observada por meio da interação mantida com os colegas e tutores e a participação nos encontros virtuais (chats e fóruns).


Ao final, os alunos realizam uma prova presencial (avaliação parcial) para avaliar os conhecimentos e as competências desenvolvidas ao longo do curso. A avaliação final consiste na apresentação do TCC, com a sistematização dos conteúdos desenvolvidos ao longo dos estudos e que deve privilegiar a integração entre a teoria e a prática.
Especialização em Gestão Cultural
PREÇO
Dezesseis (16) parcelas de R$ 220,00 (duzentos e vinte reais) + 1 parcela de R$ 80,00 (oitenta reais) no ato da matrícula, totalizando R$ 3.600,00 (três mil e seiscentos reais).


Entre em contato com o Senac do estado de sua escolha para descontos e outras formas de pagamento.
A inscrição é totalmente gratuita.
Especialização em Gestão Cultural
PRAZOS
Início das aulas: 2º semestre de 2011.


O início das aulas varia em cada estado, de acordo com o número de participantes mínimo necessário para a realização do curso.


Confira os endereços, telefones e e-mails de cada polo para fazer contato com a equipe do estado de sua preferência e informar-se sobre o processo de efetivação da sua matrícula e a data de abertura das turmas.
Vagas limitadas!
Especialização em Gestão Cultural
INSCRIÇÃO
Condições tecnológicas mínimas para participar do curso:
 microcomputador compatível com PC Pentium 4, sistema operacional Windows XP ou 2000, 512 Mb de memória RAM, unidade de CD-ROM de, no mínimo, 48x, placa de som e caixas de som ou fone de ouvido;
 aparelho leitor de DVD;
 acesso à internet de, no mínimo, 256 kbps, Internet Explorer 6.0 ou superior com os plug-ins Flash Player, Acrobat Reader e Windows Media Player.
O conteúdo dos CDs que acompanham o Kit do curso não roda em computadores Macintosh da Apple.
Momentos presenciais
Veja a relação das cidades onde você poderá fazer os momentos presenciais obrigatórios do curso.
Os candidatos do estado de São Paulo poderão fazer os momentos presenciais na cidade de São Paulo, inscrevendo-se no Rio de Janeiro, para atendimento por este polo ou então em outra cidade de responsabilidade do polo respectivo.


Estados Cidades
Alagoas *
Amapá *
Amazonas *
Bahia Salvador
Ceará Fortaleza
Distrito Federal Brasília
Goiás *
Maranhão São Luis
Mato Grosso *
Mato Grosso do Sul Campo Grande
Minas Gerais Belo Horizonte
Paraíba *
Paraná Curitiba
Pernambuco Recife *
Rio de Janeiro Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul Porto Alegre
Roraima *
Santa Catarina *
Sergipe *
* Não há previsão de abertura de turmas neste semestre.

Observações importantes
Após a sua inscrição, você receberá, por e-mail, as orientações para a efetivação da sua matrícula e a relação dos documentos a serem encaminhados: cópia autenticada do diploma de curso superior; cópia autenticada do histórico escolar; carta de intenção justificando a escolha do curso; duas fotos 3x4; cópia do comprovante de residência; cópia autenticada da carteira de identidade e cópia autenticada do CPF.

Mantenha sua caixa postal vazia, sob risco de não receber as comunicações do Senac sobre o curso escolhido.

Localize os meios de contato (telefone, fax e e-mail) com a unidade do Senac de sua preferência no item Polos.

A efetivação da sua matrícula está condicionada ao número de participantes mínimo necessário para a realização do curso.

Conheça outros CURSOS
 Artes Visuais: Cultura e Criação
 Educação Ambiental
 Educação a Distância
 Gestão Educacional
 Gestão da Segurança de Alimentos
 Gestão de Varejo
 Governança de TI
2008 © Copyright - EAD Senac - Todos os direitos reservados

Fonte:http://www.pos-ead.senac.br/c_gcult/home.html#

Volta ás aulas



Olá,turma as nossas ativiadades recomeçam no dia 07 de fevereiro.

Aniversariante de Fevereiro 2011



Aniversariantes:

Elenira Ferreira - 24/02
Flávia Carneiro nossa ex-colega de curso 11/02